quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
APRENDENDO A BUSCAR
APRENDENDO A BUSCAR
( exercício 2 atividade B)
Realizar uma busca na Internet é uma ação que exige paciência e concentração para não se perder pelos milhares de endereços e seus hiperlinks, que oferecem variadas opções de percursos.
Usar os sistemas de busca é relativamente simples. Você digita uma palavra-chave e recebe de volta uma lista de endereços relacionados.
O professor deve estimular os alunos a utilizar os recursos de busca da web, aprofundar o uso do Google e potencializar os processos de localização de informação na Internet.
Apresente a sua proposta para seus alunos e faça um levantamento dos sites de busca que eles conhecem e acrescente outros.
Por Exemplo:
Oriente os alunos a partir de o tema solicitado fazerem a pesquisa nos sites sugeridos. Solicite que façam seus registros em suas pastas.
Ferramentas Virtuais de Comunicação
O QUE SÃO?
Programas e sites que permitem a comunicação entre usuários da web.
QUAIS SÃO?
FÓRUN, CHAT, BLOG, FOTOLOG, ORKUT, MSN, EMAIL.
DEFINIÇÕES:
Fóruns - são salas de discussão on-line que contam com a presença de um moderador e sua audiência para debate de temas específicos conforme definido pelo objetivo específico daquele fórum. Permitem a criação de comunidades, fechadas ou abertas ao público, de acordo com a conveniência do moderador. Pesquisas podem ser formatadas.
Os blogs – Blog é uma abreviatura do termo WebLog e caracteriza-se por ser uma espécie de diário virtual público, onde as pessoas escrevem sobre si, sobre suas idéias, visões de mundo, que pode ser constantemente atualizado.
Flog - Um Flog (também Fotolog ou Fotoblog) é um registo publicado na Internet com fotos colocadas em ordem cronológica, ou apenas inseridas pelo autor sem ordem, de forma parecida com um Blogger.
RC ( Internet Relay Chat) – O IRC é um software que permite discussões em grupo e em tempo real na internet.
Orkut- o Orkut - é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.
MSN Messager- ou apenas MSN, é um programa de mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O programa permite que um usuário da Internet se comunique com outro que tenha o mesmo programa em tempo real, podendo ter uma lista de amigos "virtuais"
E-mails – Assemelham-se a cartas ou bilhetes virtuais que podem ser formais ou informais, dependendo do objetivo a que se destinam.
sábado, 10 de janeiro de 2009
Blogs na Escola - Atividade 1 exercício A
Os blogs – espaço de interação na internet que são atualizados periodicamente e obedecem a uma ordem cronológica – consistem em um fenômeno recente, mas que conquistou as mais diferentes categorias de internautas pela própria dinâmica da página. No blog, os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. “Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno”, esclarece.
Possíveis usos dos blogs em Educação:
· Apresentação das várias etapas de um projeto educativo de um ou mais professores;
· Preparação de encontros em Educação;
· Reflexão em torno de temas educativos;
· Apresentação de projeto/trabalhos realizados por alunos (em grupo ou individualmente);
· Criação de um jornal escolar online;
· Divulgação das atividades de um clube de escola;
· Apoio a uma disciplina.
Diante do exposto a proposta é a criação de um blog na escola
Título: BLOGS E EDUCAÇÃO
Objetivo: Propor a produção coletiva de blogs, visando à construção de uma rede de blogs pedagógicos.
Justificativa: O Blog é uma das diversas tecnologias da comunicação e informação que são disponibilizadas na Web. O blog é uma página web, uma espécie de “diário eletrônico”, com atualização freqüente através das postagens que são apresentados por ordem cronológica ascendente, sendo esta a sua característica mais distintiva. Podendo ser um espaço de reflexão, o blog constitui-se também como meio de “troca de idéias e confronto de perspectivas”, facilitando assim a comunicação entre os “bloggers”. É esta facilidade a par da sua simplicidade de gestão que transformam o blog em espaços para a disseminação de idéias, de partilha, de aprendizagem.
Desenvolvimento: Será construído o blog de alunos e professores. Na elaboração desses blogs precisaremos contar com a ajuda de colaboradores para conseguirmos construir os blogs dos alunos de uma determinada sala e posteriormente também da escola como um todo.
Público Alvo: Alunos do 6º ano ao 9º ano
Conclusão: A educação passa pelas mesmas mudanças da sociedade. São diversas as reestruturações, novas propostas pedagógicas, tudo para fazer com que a educação acompanhe o ritmo da evolução e atenda melhor os alunos.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Educação e Tecnologia: Uma ótima combinação
Não é tão fácil trilhar um caminho criativo tecnológico, você pode se sentir sozinho. O profissional da era digital deve fazer da aprendizagem um grande prazer, pois a passividade no ato de aprender é um nó que precisa ser desatado.
É necessário mesclar uma boa formação cultural com a formação tecnológica. Deve-se haver por parte dos educadores o interesse em querer capacitar-se, pois muitos possuem ainda certa resistência ou dificuldade na assimilação em querer entrar no mundo digital.
Nossos educandos da Idade da Tecnologia estão à procura de uma educação voltada para o mundo digital e quando isso não acontece se decepcionam e perdem o interesse. O livro didático não é mais a única forma de aprendizagem e com certeza a sala de aula deixou de ser o único lugar onde se operaciona o processo ensino-aprendizagem.
O computador surge como nova ferramenta a ser utilizada pelos profissionais em educação desenvolvendo a capacidade criativa dos alunos que passam a interagir com o conhecimento e o professor deixa de ser reprodutor de informações e passa a ser mediador no processo de aquisição do saber contribuindo na elaboração de novos conceitos, de novas posturas mais criticas. Diante de fatos, acontecimentos, informações, etc.
A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.
Todo trabalho para ser bem sucedido, deve estar muito bem planejado, para que não ocorra de forma aleatória. O sucesso de uma atividade depende da organização, do estudo, da reflexão, não podendo ser efetuada de modo improvisado.
O uso das tecnologias como um complemento das práticas educativas deve estar precedido de um planejamento. A televisão, o vídeo, o computador são ferramentas auxiliares do processo ensino-aprendizagem, mas tal uso deve ser de modo criterioso. Devemos nos atentar para o mau uso dessas tecnologias do saber, tais recursos jamais devem ser usados como tapa buraco, pois ação desse tipo desvaloriza a utilização desses recursos.
Uma atitude errada é quando o professor somente passa um filme ou assiste ao programa na televisão e não discute com os alunos, ou quando não faz nenhuma ligação com o conteúdo da disciplina que ministra.
Cabe ao professor antes de utilizar as tecnologias da comunicação e da informação, fazer um planejamento e depois executá-lo. Salas de aula bem equipadas proporcionam uma apropriação do conhecimento de forma diferente.
Texto de Apoio bibliográfico: http://www.eca.usp.br/prof/moran/educatec.htm