sábado, 10 de janeiro de 2009

Blogs na Escola - Atividade 1 exercício A

Os blogs – espaço de interação na internet que são atualizados periodicamente e obedecem a uma ordem cronológica – consistem em um fenômeno recente, mas que conquistou as mais diferentes categorias de internautas pela própria dinâmica da página. No blog, os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. “Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno”, esclarece.

Possíveis usos dos blogs em Educação:

· Apresentação das várias etapas de um projeto educativo de um ou mais professores;

· Preparação de encontros em Educação;

· Reflexão em torno de temas educativos;

· Apresentação de projeto/trabalhos realizados por alunos (em grupo ou individualmente);

· Criação de um jornal escolar online;

· Divulgação das atividades de um clube de escola;

· Apoio a uma disciplina.

Diante do exposto a proposta é a criação de um blog na escola

Título: BLOGS E EDUCAÇÃO

Objetivo: Propor a produção coletiva de blogs, visando à construção de uma rede de blogs pedagógicos.

Justificativa: O Blog é uma das diversas tecnologias da comunicação e informação que são disponibilizadas na Web. O blog é uma página web, uma espécie de “diário eletrônico”, com atualização freqüente através das postagens que são apresentados por ordem cronológica ascendente, sendo esta a sua característica mais distintiva. Podendo ser um espaço de reflexão, o blog constitui-se também como meio de “troca de idéias e confronto de perspectivas”, facilitando assim a comunicação entre os “bloggers”. É esta facilidade a par da sua simplicidade de gestão que transformam o blog em espaços para a disseminação de idéias, de partilha, de aprendizagem.

Desenvolvimento: Será construído o blog de alunos e professores. Na elaboração desses blogs precisaremos contar com a ajuda de colaboradores para conseguirmos construir os blogs dos alunos de uma determinada sala e posteriormente também da escola como um todo.

Público Alvo: Alunos do 6º ano ao 9º ano

Conclusão: A educação passa pelas mesmas mudanças da sociedade. São diversas as reestruturações, novas propostas pedagógicas, tudo para fazer com que a educação acompanhe o ritmo da evolução e atenda melhor os alunos.