quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Educação e Tecnologia: Uma ótima combinação

Não é tão fácil trilhar um caminho criativo tecnológico, você pode se sentir sozinho. O profissional da era digital deve fazer da aprendizagem um grande prazer, pois a passividade no ato de aprender é um nó que precisa ser desatado.

É necessário mesclar uma boa formação cultural com a formação tecnológica. Deve-se haver por parte dos educadores o interesse em querer capacitar-se, pois muitos possuem ainda certa resistência ou dificuldade na assimilação em querer entrar no mundo digital.

Nossos educandos da Idade da Tecnologia estão à procura de uma educação voltada para o mundo digital e quando isso não acontece se decepcionam e perdem o interesse. O livro didático não é mais a única forma de aprendizagem e com certeza a sala de aula deixou de ser o único lugar onde se operaciona o processo ensino-aprendizagem.

O computador surge como nova ferramenta a ser utilizada pelos profissionais em educação desenvolvendo a capacidade criativa dos alunos que passam a interagir com o conhecimento e o professor deixa de ser reprodutor de informações e passa a ser mediador no processo de aquisição do saber contribuindo na elaboração de novos conceitos, de novas posturas mais criticas. Diante de fatos, acontecimentos, informações, etc.

A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.

Todo trabalho para ser bem sucedido, deve estar muito bem planejado, para que não ocorra de forma aleatória. O sucesso de uma atividade depende da organização, do estudo, da reflexão, não podendo ser efetuada de modo improvisado.

O uso das tecnologias como um complemento das práticas educativas deve estar precedido de um planejamento. A televisão, o vídeo, o computador são ferramentas auxiliares do processo ensino-aprendizagem, mas tal uso deve ser de modo criterioso. Devemos nos atentar para o mau uso dessas tecnologias do saber, tais recursos jamais devem ser usados como tapa buraco, pois ação desse tipo desvaloriza a utilização desses recursos.

Uma atitude errada é quando o professor somente passa um filme ou assiste ao programa na televisão e não discute com os alunos, ou quando não faz nenhuma ligação com o conteúdo da disciplina que ministra.

Cabe ao professor antes de utilizar as tecnologias da comunicação e da informação, fazer um planejamento e depois executá-lo. Salas de aula bem equipadas proporcionam uma apropriação do conhecimento de forma diferente.

Texto de Apoio bibliográfico: http://www.eca.usp.br/prof/moran/educatec.htm